materias metalicos
Materiais metálicos
Materiais metálicos são substâncias inorgânicas compostas por um ou mais elementos metálicos e podem, também, conter elementos não metálicos. Exemplos de materiais metálicos: aço, cobre, alumínio, níquel e titânio. Elementos não metálicos como carbono, nitrogênio e oxigênio podem estar contidos em materiais metálicos.
Os metais tem uma estrutura cristalina, na qual os átomos estão arranjados de maneira ordenada. Eles, em geral, são bons condutores térmicos e elétricos. Quase todos os metais são mecanicamente resistentes, dúcteis e muitos mantém esta resistência mesmo em altas temperaturas.
Materiais poliméricos A maioria dos materiais poliméricos consiste de cadeias moleculares orgânicas (carbono) de longa extensão. Estruturalmente, a maioria destes materiais não é cristalina, porem alguns exibe uma mistura de regiões cristalinas e não cristalinas. A resistência mecânica e ductilidade dos materiais poliméricos variam enormemente. Devido à natureza da estrutura interna, a maioria dos plásticos conduzem eletricidade e calor de maneira extremamente precária. Isto permite que os mesmos sejam frequentemente utilizados como isolantes, tendo grande importância na confecção de dispositivos e equipamentos eletrônicos. Em geral, os materiais poliméricos tem baixo peso especifico e apresentam temperatura de decomposição relativamente baixa.
Materiais cerâmicos Os cerâmicos são materiais inorgânicos constituídos por elementos metálicos e não-metalicos unidos por meio de ligações químicas. Estes materiais podem ser cristalinos não cristalinos ou umas misturas de ambos. A maioria dos cerâmicos apresenta alta dureza e elevada resistência mecânica, mesmo em altas temperaturas. Entretanto tais materiais são, normalmente, bastante frágeis. Uma gama bastante ampla de novos materiais cerâmicos esta sendo desenvolvida, tendo como objetivo diversas aplicações, como é o caso de peças para motores de combustão