Terapia
Comunidade= é um conceito que pode ter vários significados e várias utilizações possíveis dependendo do espaço (bairro, país, continente), do tempo (comunidades digitais) e do contexto de intervenção (comunidade terapêutica). É um conceito que se destina sempre a relações sociais onde há, pelo menos uma história identidade partilhadas e um objectivo em comum, independentemente da existência de disputas e conflitos em termos de poder, de interesses e de aspirações de vida futura. Há comunidades mais abertas e outras mais fechadas, quer isto dizer que as mais abertas podem ser mais abertas à inovação externa, sem deixarem de ser tradicionais, ou então mais fechadas e tradicionais.
Ou seja, comunidade pode definir-se como: comunidade de pessoas de diferentes idades, credos, etnias, histórias de vida, num território físico e/ou digital preservando e recriando a sua identidade especifica, favorecendo o alcance coeso de objectivos comuns por toda a comunidade, com pluralidade de opiniões, com liberdade de acção, reflexão e aspiração, a fim de concretizar a sua vida pessoal e de grupo sem pôr em causa a liberdade dos outros nem a vida das gerações futuras.
Envelhecimento= envelhecer é um processo natural, gradual, continuo e inevitável para todas as pessoas, ou seja, é algo intrínseco à nossa biologia, pois, resulta das alterações bioquímicas morfológicas, motoras, fisiológicas, todas elas articuladas com aspectos psicológicos, sociais e culturais simbólicos e espirituais, bastante importantes neste processo. Envelhecer é um processo bioquímico que pode ser atenuado e