kjhg
O presente trabalho tem como tema, a educação parental.
São objetivos do trabalho o esclarecimento deste fenómeno social, a complexidade das ciências sociais, o método que se poderia utilizar e a técnica, e o papel social da família.
A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi através da internet.
Desenvolvimento
Responsabilidades parentais
As responsabilidades parentais são o conjunto de poderes e deveres destinados a assegurar o bem-estar moral e material do filho.
São os pais que têm e exercem a autoridade parental sobre os filhos, no entanto esta também é exercida por avós, tios, etc., caso os pais tenham falecido, não tenham condições, entre outros.
Os filhos estão sujeitos às responsabilidades parentais até à maioridade ou até a emancipação. A responsabilidade parental configura uma situação jurídica complexa na qual compete aos pais, no interesse dos filhos, velar pela segurança e saúde destes, prover ao seu sustento, dirigir a sua educação, representá-los e administrar os seus bens. Cabe-lhes também promover o desenvolvimento físico, intelectual e moral dos filhos.
Os pais são os provedores das suas famílias e certificam-se que as necessidades básicas dos seus filhos sejam providas. Mas os pais são mais que provedores, ambos precisam de estar envolvidos com a sua família, precisam de passar algum tempo com eles para que estes não sofram.
Assim a consagração do princípio da responsabilidade parental é a expressão de um poder paternal, que não se limita a assumir a guarda mas que se concretiza também na adoção de deveres. Os filhos devem obediência aos pais, estes, porém, de acordo com a maturidade dos filhos, devem ter em conta a sua opinião nos assuntos familiares importantes e reconhecer-lhes autonomia na organização da própria vida.