ética e responsabilidade
A Ética constitui o conjunto de valores ou princípios morais que definem o que é certo ou errado para uma pessoa, grupo ou organização. É uma preocupação com o bom comportamento: é uma obrigação. A Ética influencia diretamente no processo corporativo de diversas formas:
Determinar valores da organização.
Catalizador de ações.
Na competitividade. Os benefícios oferecidos a organização:
Aumento da produtividade.
Melhoria da saúde organizacional.
Minimização da regulamentação governamental.
CÓDIGO DE ÉTICA. Muitas organizações têm o seu código de ética como uma declaração formal para orientar e guiar o comportamento de seus parceiros. Comunicação direta para seus parceiros internos e externos. Acompanhar e cobrar continuamente comportamentos éticos de seus parceiros. Stakeholders – é o nome dado aos grupos de interesses ou partes interessadas, também denominadas como públicos estratégicos. Por que influenciam poderosamente nos resultados da organização. Os stakeholders podem oferecer vantagens ou exigi reparações e nem sempre seu relacionamento com a organização envolve transações comerciais. Os stakeholders podem ser diretos- acionistas, clientes, funcionários, instituições financeiras... e indiretos- comunidades, governo, mídia, grupos de interesse.... Os fatores que definem o grau de importância dos stakeholders são poder, urgência, legitimidade. Os stakeholders podem ser inativos e ativos.
RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES.
Conceitos:
A responsabilidade social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade é medida que procura atingir seus próprios interesses.
A responsabilidade social significa a obrigação gerencial de tomar ações que protegem e melhoram o bem-estar de toda a sociedade e os interesses organizacionais especificamente.