Ética e responsabilidade
Parte 1
A preocupação com questões sociais é constante na humanidade. O estudo da conduta vem evoluindo desde a antiguidade grega, com diversas teorias e aplicações, a ética torna-se fundamental em todas as áreas.
No ramo empresarial, questões de caráter ético e social, são verdadeiros diferencias às organizações. Nossa sociedade, com o avanço dos recursos tecnológicos, se mostra cada vez mais exigente em relação a estes aspectos.
Com isso, a responsabilidade social empresarial consiste naquelas ações, medidas e estratégias desenvolvidas pelas organizações que permitem a interação entre as partes envolvidas no todo organizacional, de modo que haja uma melhor satisfação de todos, em paralelo ao planejamento e as atividades da organização.
Neste contexto, o artigo apresenta fundamentos e princípios de ética e de responsabilidade social empresarial com foco no uso adequado dos recursos da tecnologia da informação, de modo que se fortaleça a imagem das instituições, em uma estratégia de mercado significativa, favorecendo a sustentabilidade e agregando valor à sociedade.
Costuma-se confundir a ética empresarial com responsabilidade social das empresas, sendo que o ultimo conceito vem com foco no sistema social e/ou econômico de valores éticos à prática organizativa. Sendo que a responsabilidade social da empresa não tem um fundamento teórico ético, vindo apenas em muitos casos legitimar as ações tradicionais das empresas. Sem do que a pratica da responsabilidade social da empresa vem da obrigação das empresas e dos homens de negocio em tomar decisões e seguir linhas de ações que sejam compatíveis com fins e valores da sociedade, onde toda e qualquer ação seja para o bem da massa social. Sendo que através destas ações a empresa tem que definir qual o tipo de publico (stakeholders) ela quer atingir, sendo que se tem em foco quatro públicos principais conforme indicado por Bower –