prtas
E.E.E.F.M IVAM BICHARA SOBREIRA
LAGOA DE DENTRO, PB
EQUIPE: ÉRICA BATISTA, N°09
LAIZ COSTA, N°20
MARIA DAS GRAÇAS, N°22
TAYSA ANDRÁDE, N°34
MARIA EDUARDA DOS ANJOS, N°
PROFESSORA: ELIZABETE
TURNO: TARDE TURMA: 1° ANO C
ENTREVISTADA: MARIA JOSÉ
NOME POPULAR DA MESMA: LIETE
ENTREVISTA
MARIA DAS GRAÇAS: Como e quando a senhora começou a escrever?
DONA LIETE: Eu comecei a escrever bem jovem, eu pegava músicas dos cantores e colocava a minha letra, e cantava nas escolas, catecismo, em todos os lugares. Eu fui acumulando as poesias, mensagens e sem querer que fossem vistas, colocadas para o público, até os meus 40 anos. Depois as pessoas diziam que apresentasse as minhas poesias que estavam ficando bonitas, então eu comecei com mini livros, assim como se fossem cordel, e fui me apresentando mais, editando mais, e a minha família me deu o maior apoio, sempre que tinha festas, eu sempre era convidada para declamar.
LAIS COSTA: Em quê, ou em quem a senhora se inspirou para escrever?
DONA LIENTE: Eu me inspirei na minha vida, a minha primeira poesia foi “MULHER”, que valoriza a mulher, como eu queria ser valorizada. E fiz “ A CRUZ QUE CARREGO”, que era a minha vida, como eu seguia, e de uma menina de cadeira de rodas, que me chamou muita atenção. Assim fui fazendo, e através de sentimentos, faço cada um de cair no chão. (Risos)
ÉRICA BATISTA: Então seu estilo de texto é romântico?
DONA LIETE: Sim! São românticos e faço isso com grande sentimentalismo.
MARIA DA GRAÇAS: A senhora tem algum livro?
DONA LIETE: Eu tenho um livro que só mostrei para a minha família e não divulguei, mais agora recentemente eu lancei um CD, eu declamando, acompanhado com fundo musical, com uma música que eu identifico, é que tem o meu estilo. E estou com 64 trabalhos para editar um livro.
MARIA DAS GRAÇAS: Quais dos seus textos ou poesias que