Pré projeto Monografia - Autismo
Campo: O aprendizado do autista
Unidades / variáveis: Quando decidi o tema de meu trabalho de conclusão de curso, após muitas dúvidas, tenho que admitir, comecei a prestar mais atenção em como acontecia na sala de aula, com professores que tinham crianças autistas entre seus alunos. Como era feita essa interação com os demais, como era feita essa interação da professora/ auxiliar/ mediadora com a criança que precisava de atenção diferenciada, sem que houvesse uma interferência direta, e de forma em que realmente aconteça a construção do conhecimento, mesmo que num tempo diferenciado, afinal, quais de nós temos o mesmo tempo de aprendizado?
Desta forma, pensei nos seguintes pontos em que deveria focar minha pesquisa:
1) Capacidade de aprendizagem
2) Turmas de ensino
3) Interação com a turma / professor
4) Comunicação alternativa
Quando acabei de listar os pontos que entendia como importantes e imprescindíveis para minha pesquisa, percebi também que ainda estava um tanto quanto extenso para o pouco tempo que teria para desenvolver o trabalho, e vi a necessidade de “afunilar” ainda mais. Então conclui que focarei como principal tema uma junção dos itens 1 e 3 da minha lista. Interação do autista com os colegas de turma e /ou professores e como isso influencia na sua aprendizagem.
Hipótese:
Existe uma “fórmula” correta e ou adequada para o ensino de crianças da educação infantil que tenham espectros de autismo, inclusas em turmas regulares, onde haja interação com outras crianças e a resposta que essas crianças apresentam.
Objetivos:
Verificar quais as formas de ensino, são usadas com crianças com espectros de autismo, inclusos em escolas regulares de educação infantil, e verificar se as interações com crianças, tidas como “normais” ajudam no desenvolvimento e aprendizado delas.
Justificativa pessoal:
Quando eu era criança tive grande contato com a filha de uma amiga de meus pais que era