quimica
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
FARMÁCIA NOTURNO
Acadêmicos: Celma Teixeira Souza, Eduardo Cézar da Silva Januário e Fernanda Sales de Sousa.
Datas dos experimentos: 19/09/2013
Professor: Luiz Otávio
EXPERIÊNCIA 4: CINÉTICA QUÍMICA
INTRODUÇÃO:
“Cinética química é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições e quais os mecanismos de desenvolvimento de uma reação”
Geralmente, os processos em que envolvem interações de íons ocorrem muito rapidamente. Quando íons de cargas opostas se aproximam, eles são capazes de se atrair e reagir entre si. Ao contrário, as espécies covalentes, na maioria das vezes reagem lentamente.
Como as reações envolvem a quebra e a formação de ligações, as respectivas velocidades dependem da natureza dos reagentes entre si. Entretanto existem quatro fatores que permitem a variação das velocidades nas quais as reações específicas ocorrem:
O estado físico dos reagentes: Os reagentes devem entrar em contato para que reajam. Quanto mais rapidamente as moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem. A maioria das reações que consideramos é homogênea, envolvendo gases, ou soluções liquidas. Quando os reagentes estão em fases diferentes, como quando um gás e o outro é sólido a reação está limitada à área de contato. Portanto, as reações que envolvem sólidos tendem a prosseguir mais rapidamente se a área superficial do solido for aumentada.
As concentrações dos reagentes. A maioria das reações químicas prossegue mais rapidamente se a concentração de um ou mais dos reagentes é aumentada. À medida que a concentração aumenta, a frequência com a qual as moléculas se chocam também o faz, levando a um aumento das velocidades.
A temperatura na qual a reação ocorre. As velocidades de reações químicas aumentam conforme a temperatura aumenta. O aumento da temperatura faz aumentar as energias cinéticas das moléculas. À proporção que as moléculas