Diodos
ELETRÔNICA ANALÓGICA 1 - LABORATÓRIO
DIODOS SEMICONDUTORES E CURVAS CARACTERÍSTICAS
Sorocaba / SP
13/03/14
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
Familiarização do aluno com diodos semicondutores; Identificação dos terminais do diodo com uso do multímetro digital; Obtenção das curvas características de diodos através de medidas de tensão e corrente 2. INTRODUÇÃO
Diodo semicondutor é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação, que causa a polarização de cada uma das extremidades.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica. Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício).
Polarização do diodo
A polarização do diodo é dependente da polarização da fonte geradora. A polarização é direta quando o pólo positivo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal P(chamado de anodo) e o pólo negativo da fonte geradora entra em contato com o lado do cristal N(chamado de cátodo).
Assim, se a tensão da fonte geradora for maior que a tensão interna do diodo, os portadores livres se repelirão por causa da polaridade da fonte geradora e conseguirão ultrapassar a junção P-N, movimentando-os e permitindo a passagem de corrente elétrica. A polarização é indireta quando o inverso ocorre. Assim, ocorrerá uma atração das lacunas do anodo(cristal P) pela polarização negativa da fonte geradora e uma atração dos elétrons livres do cátodo (cristal N) pela polarização positiva da fonte geradora, sem existir um fluxo de portadores livres na junção P-N, ocasionando no bloqueio da corrente elétrica.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
1 multilab;
1 amostra de diodos;
2 multímetros digitais;
1 placa experimental