Teoricos
O suíço Jean Jacques Rosseau, nasceu no ano de 1712 e faleceu em 1778. Suas ideias estão ligadas ao período da Revolução Francesa.
CONCEPÇÃO PEDAGOGICA
Baseava-se na substituição do método de repetição e memorização de conteúdos, pela experiência direta por parte dos alunos, a quem caberia conduzir pelo próprio interesse aprendizado. Mais do que instruir, no entanto a educação em deveria, se preocupar com a formação moral e política.
A obra de Rosseau não pretende ganhar os ganhos da civilização, mas sugerir caminhos para reconduzir a espécie humana à felicidade.
CONCEPÇÃO DE ALUNO
Para Rousseau, a criança deriva ser educada sobretudo em Liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos, mesmo porque, segundo seu entendimento, até os 12 anos o ser humano é praticamente só sentidos, emoções e corpo físico, enquanto a razão ainda se forma. Liberdade não significa a realização de seus impulsos e desejos, mas uma dependência das coisas ( em oposição à dependência da vontade dos adultos).
“Vosso filho não deve obter porque pede, mas porque precisa, nem fazer nada por obediência , mas por necessidade”, escreveu o filósofo.
TEORIA DEFENDIDA
Rosseau dividiu a vida do jovem em cinco fases: lactância (até 2 anos) infância( 2 á 12 anos), adolescência( 12 á 15 anos), mocidade( 15 á 20 anos) e início da idade adulta e 20 á 25 anos. Para pedagogia interessam particularmente os três primeiros períodos , para os quais Rosseau desenvolve sua ideia de educação como um processo subordinado à vida, isto é, à evolução natural do discípulo, e por isso chamado de método natural. O objetivo do mestre é interferir o menos possível no desenvolvimento próprio o jovem em especial até os 12 anos, quando, segundo Rosseau, ele ainda não pode contar com a razão. O filósofo chamou o procedimento de educação negativa ,que consiste, em suas palavras, não em ensinar a virtude ou a verdade, mas em ´preservar o coração do vício e o espírito do erro. Desse