Teóricos
Outro teórico importante foi Augusto Conte, defensor positivista , ele acredita na teoria do positivismo corresponde a uma forma de entendimento do homem e tudo em geral, Conte entende que as leis naturais submetem os fenômenos da natureza.Alem disso determina a lei dos 3 estados que são: Estado teológico(fictício), o metafisico (princípios abstratos) e o positivo( resposta aos por quês).
Já Emile Durkheim utilizou o principio que o homem se tornou humano porque ficou sociável , ou seja, a consciência coletiva de tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar, como devemos ser, sentir e nos comportar, tudo isso é chamado de fatos sociais, por isso é considerado o verdadeiro objeto da sociologia. Para ele, os fatos sociais possuem uma realidade objetiva e portanto são possíveis de observação externa e devem ser tratados como coisas.
Segundo Max Weber, a sociologia é uma ciência, pois ela pretende compreender a ação social. Para ele é necessário também considerar e interpretar os sentidos que as pessoas atribuem as suas próprias ações. E o que seria essa ação? A teoria de weber baseada na ação social consiste em entender o sentido das ações de um individuo e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas