condição das populações nativas do território brasileiro
Quando os portugueses chegaram ao Brasil a estimativa dos índios que habitavam o Brasil era de 4 entre 5 milhões.Esse numero hoje em dia foi drasticamente reduzido em conseqüência dos massacres e explorações feitas pelos colonizadores,e depois os conflitos com fazendeiros (MST) e garimpeiros que invadiam terras indígenas.
Atualmente existem 225 etnias ou sociedades indígenas no Brasil, com 180 línguas e meios de comunicação diferentes. Estão praticamente espalhados em todo território nacional exclusivamente a região do Norte que possui a maior parte da população de índios, em especial o Amazonas.
Para entendermos o que os portugueses achavam dos indígenas, é só analisar um fragmento da carta de Pero Vaz de Caminha.
A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do se que preocupariam em mostrar o rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, fino na ponta como um furador. (…) Os cabelos deles são lisos. E os usavam cortados e raspados até acima das orelhas. E um deles trazia como uma cabeleira feita de penas amarelas que lhe cobria toda a cabeça até a nuca (…). Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, eles se tornaria, logo cristãos, visto que não aparentam ter nem conhecer crença alguma. Portanto, se os degredados que vão ficar aqui aprenderem bem a sua fala e só entenderem, não duvido que eles, de acordo com a santa intenção de Vossa Alteza, se tornem cristãos e passem a crer na nossa santa fé. Isso há de