quimica do corpo humano
Autora: Lucia Helena Pazzini de Souza
RESUMO
Este artigo tem a finalidade de analisar alguns aspectos relacionados à evolução da tecnologia e de como a instituição escolar vem tratando esse assunto. Tentou-se verificar, por exemplo, o uso das tecnologias como uma “ferramenta” importante no processo de aprendizagem, não deixando também de avaliar alguns prejuízos decorrentes da utilização da mesma, na ausência de uma orientação adequada.
1. INTRODUÇÃO
O que é tecnologia? Em 1995, Reis (apud Almeida e Moran, 2005, p. 40), assim definiu tecnologia: “A tecnologia possui múltiplos significados que variam conforme o contexto, podendo ser vista como: artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus respectivos processos, etc”.
O homem sempre fez uso da tecnologia, a qual, possibilitou a sua sobrevivência, principalmente nas eras mais remotas, nas quais os recursos existentes eram precários. No entanto, homem e “técnicas”, pareciam evoluir de uma forma lenta e, conjuntamente (a tecnologia, portanto, faz parte de sua vida). Naqueles tempos, o homem, buscava satisfazer suas necessidades no instante em que as dificuldades apareciam, sem grandes preocupações com o futuro. Com o crescimento das cidades (o progresso, a globalização), para viver nesse novo ambiente, ele, cada vez mais foi se aprimorando em seus conhecimentos e com o tempo passou a também “criar necessidades”. Houve assim uma inversão: num primeiro momento, o homem não precisava de uma sofisticação tecnológica, pois não tinha preocupação com o futuro, não tinha necessidade, o que possuía para sua sobrevivência, lhe bastava; num dado momento, através das inovações que foram construídas por ele, passou a preocupar-se com o futuro, criando necessidades e o que possui, já não lhe basta, sempre precisa de mais e “nunca tem tempo” para usufruir de suas conquistas. De forma muito intensa presencia-se