Javali asselvajado - Criações alternativas
e medidas de controle
A
O JAVALI
é um porco selvagem, originário da Europa,
Ásia e norte da África. Foi introduzido em diversas regiões do mundo como animal de criação para consumo.
presença de grupos de javalis asselvajados registrada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa
Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato
Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Acre e
Rondônia, além do grande número de criadouros clandestinos em praticamente todos os estados brasileiros, levou o Ibama a instituir novas medidas de manejo para controle e conhecimento da ecologia da espécie em território nacional.
A agressividade, a facilidade de adaptação e a ausência de predadores na cadeia natural levam o javali a figurar na lista das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo. Ele é considerado uma praga que tem provocado graves problemas ambientais, sociais e econômicos, onde quer que tenha sido introduzido, seja nos Estados Unidos, seja na Austrália ou em muitas ilhas oceânicas.
Os primeiros registros da introdução do javali-europeu (Sus scrofa) na América do Sul datam de 1904 e 1906, ocasião em que alguns indivíduos foram trazidos da Europa para a província de La Pampa, na Argentina.
Durante muitos anos considerou-se a hipótese da invasão de javalis asselvajados no território brasileiro ter ocorrido pela fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul com o Uruguai, motivada
Seu comprimento é de aproximadamente
1,3 m e pesa cerca de 80 kg. O adulto possui presas e pelos longos de cor preta; já o jovem possui listras longitudinais marrom avermelhadas com preto. Os miscigenados com porco doméstico podem pesar até 250 kg.
possivelmente pela diminuição na oferta de alimento no país vizinho. Segundo os pesquisadores Valério e Frankenberg, tal fato teria ocorrido após a estiagem de 1989, como resultado da diminuição no nível da água do Rio Jaguarão, o que facilitou a travessia dos animais. Atualmente, é