taenia sollium e saginata
(Cisticercose)
* Taenia Solium -> Porco * Taenia Saginata -> Boi
1. Características morfológicas - Verme adulto: * Escólex ou cabeça: Fixo na parede do intestino, apresenta 4 ventosas *Solium: Possui um rostro armado, globoso. *Saginata: Sem rostro, escólex quadrangular.
* Colo ou pescoço: Formam proglotes jovens *Solium:Proglotes menores.
* Estróbilo ou corpo: Formado pela união das proglotes jovens (são mais curtos e início doa órgãos genitais), maduras (apresentão órgão genital masculino e feminino aptos para fecundar) e grávidas (apresenta útero cheio de ovos). *Solium: Proglotes grávidas – Dendríticas *Saginata: Proglotes grávidas – Dicotômicas *O tegumento que recobre o corpo Ciclo de Vida:
Os humanos são os únicos hospedeiros definitivos de Taenia saginata. O verme adulto (comprimento: em torno de 5 m ou menos, mas até 25 m) reside no intestino delgado onde se fixa por uma estrutura chamada escólex.
Produzem proglotes (cada verme tem de 1.000 a 2.000 proglotes) que se engravidam, destacam-se do verme e migram para o ânus ou saem com as fezes (cerca de 6 por dia). Cada proglote grávida contém de 80.000 a
100.000 ovos que são liberados depois que esta estrutura se destaca do corpo do verme e saem com as fezes. Os ovos podem sobreviver por meses até anos no ambiente.
A ingestão de ve1. Descrição da doença - a cisticercose suína é uma doença parasitária originada a partir da ingestão de ovos de Taenia solium, cujas formas adultas têm o homem como hospedeiro final; normalmente, os suínos apresentam apenas a forma larval (Cysticercus cellulosae). O quadro clínico da teníase no homem pode acarretar dor abdominal, anorexia e outras manifestações gastrointestinais, sem provocar conseqüências mais sérias.
A teníase, no entanto, pode conduzir à cisticercose humana, cuja localização cerebral é a sua manifestação mais grave, podendo levar o indivíduo à morte.
A infecção pode permanecer