Introdução
A importância das novas tecnologias na educação vai além dos interesses econômicos para o ser humano e passou a integrar um coletivo na aquisição do conhecimento por meio tecnológico, isso inclui domínio de pesquisa e, análise de textos e imagens.
No contexto atual vale ressaltar que uma parte da população no Brasil ainda possui acesso restrito ou nenhum. Portanto é de fundamental importância que esse acesso aos meios tecnológicos seja universal e plenamente democrático para que as pessoas tenham novas possibilidades e oportunidade de apropriação de horizontes amplos de conhecimento.
A tecnologia não é boa e nem má, depende do uso que se faz dela, do contexto em que está inserida e da maneira que se aplica na educação e em manifestações sociais. O problema é distinguir qual a sua verdadeira utilização no contexto educacional, então torna-se relevante que seu uso deve ser acompanhado por reflexões.
A presença da informática é inevitável, sabendo que o computador tornou-se um objeto integrante no cotidiano das pessoas. A inserção deste, possibilita uma interação divertida com relação ao saber, propiciadas através de jogos educativos, software educativo e atividades que atraem a subjetivação, auxiliando a apropriação do saber. Através dessas multimídias o aluno sente-se estimulado a buscar cada vez mais conhecimento. A utilização de computadores na educação pode causar profundo impacto no ensino e mesmo na forma como a educação é concebida. Seu uso implica em mudanças nos alunos, nos professores e nos métodos.
As técnicas sofisticadas de aquisição e organização de informações, apresentadas pelos computadores, criam novas situações, o que certamente provoca uma reflexão voltada para o papel tradicional do docente (de fonte única ou principal de informação), assinalando para mudanças, propiciando mais a construção do conhecimento pelo aluno, sujeito de sua própria aprendizagem.
Assim, o uso intensivo de tecnologias de comunicação e informação