O ENSINO DO PROFESSOR PARA JOVENS E ADULTOS
Para que haja aprendizagem é necessário que a criança desenvolva alguns pré-requisitos que são naturais, como o desenvolvimento e a percepção do seu corpo, a coordenação motora, a orientação do seu espaço. São percepções que a criança apreende antes do período escolar.
A sentir seu corpo e suas sensações, percepções, concepções, afetos, lembranças. A orientação do espaço e tempo corresponde à organização do intelecto, da consciência, da memória. É importante no processo de adaptação do indivíduo ao ambiente e assim começa a preparação para o aprendizado escolar e conviver em coletividade.
A CRIANÇA
a) As funções intelectuais: O aprendizado é mais do que a aquisição de capacidade para pensar; é a aquisição de muitas capacidades especializadas para pensar sobre várias coisas. A aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento e buscar o melhor caminho para cada tipo de necessidade e deficiência, seja ela neurológica, psicológica, ou emocional, este ultimo é mais complexo pois abrange uma família; um certo motivo ou momento, e para melhorar e preciso trabalhar de uma maneira nova e prazerosa para que a criança possa desenvolver seu rendimento escolar.
b) As funções psicomotoras: Para a analise do perfil psicomotor de uma criança, não basta apenas aplicações de testes, mas sim toda uma análise das características pessoais das crianças em questão. Para diagnosticar qualquer disfunção psicomotora não se deve levar em consideração apenas os sintomas, órgãos e funções corporais, mas toda a personalidade, situação social, ambiente, cultural e condições afetivas dos indivíduos. Diante disso, faz sentido dizer que o nível sócio econômico familiar pode influenciar no desempenho escolar de crianças.
c) As funções da senso-percepção: O educador deve atuar como mediador, com uma sensibilidade aliviar o sofrimento de um aluno que tenha algum déficit da senso-percepção, e é na sala que o