A importância da didática no ensino superior o Profissionalismo No Ato De Ensinar e De aprenDer
Regina Nogueira da Silva
Professora Universitária
Ernesto Oliveira Borba
Professor Universitário
RESUMO
Por um longo período prevaleceu no âmbito do Ensino
Superior que para se capacitar um bom professor neste nível, necessário seria dispor de c omunicação fluente e vasto conhecimentos relacionados à disciplina que pretendesse lecionar.
A justificativa dessa afirmação fundamenta-se no fato de o corpo discente das escol as superiores ser constituído por adultos, diferentemente do corpo discente do ensino básico, constituído por crianças e adolescentes.
Desta forma esses alunos não necessitariam do auxil io de pedagogos. Os estudantes universitários, por já possuírem uma “personalidade formada” e por saberem o que pretendem, não exigiriam de sues professores mais d o que competência para transmitir os conhecimentos e para sanar suas dúvidas. Por essa r azão é que até recentemente não se verificava preocupação explicita das autoridades ed ucacionais com a preparação de professores para o Ensino Superior. A preocupação e xistia, mas com a preparação de pesquisadores, ficando subentendido que quanto melh or pesquisador fosse mais competente professor seria.
Palavras-Chave
: Didática, Ensino e Aprendizagem
INTRODUÇÃO
Por um longo período prevaleceu no âmbito do Ensino
Superior que para se capacitar um bom professor neste nível, necessário seria disp or de comunicação fluente e vasto conhecimentos relacionados à disciplina que pretend esse lecionar.
A justificativa dessa afirmação fundamenta-se no f ato de o corpo discente das escolas superiores ser constituído por adultos, diferenteme nte do corpo discente do ensino básico, constituído por crianças e adolescentes. Desta form a esses alunos não necessitariam do auxilio de pedagogos. Os estudantes universitários, por já possuírem uma “personalidade formada” e por saberem o que pretendem, não exigiriam