Evasao escolar
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
∗
Márcia Nunes Rebelo
∗∗
Sandra Jaqueline Salvador dos Santos
RESUMO
Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre a le gislação – LDB/96 no art.4º, art.37º § 1º e § 2º. T raz ainda fatores que concorrerão para possíveis causas da ev asão. Na sequencia, objetivo geral e objetivos espe cíficos, a construção de hipóteses, Educação de Jovens e Adult os no Brasil, aspectos históricos dentro do ambient e escolar, formulação do problema, metodologia da pes quisa e análise dos fatos. Em termos gerais, acredi tamos num novo olhar para a Educação de Jovens e Adultos de todos os envolvidos na educação.
Palavras-chave: evasão; estratégias; LDB; EJA;
INTRODUÇÃO
A escola sempre esteve presente em nossas atividades, seja como alunas/pesquisadoras da graduação ou pós-graduação e também como profiss ional da educação. Nesse contexto, a evasão é um dos muitos problemas que se tem observa do. Fato bastante polêmico em termos gerais, visto que, não só atinge os educandos como também é fonte de preocupação de professores, direção da escola e da secretaria muni cipal de educação, principalmente pela falta de alternativas para manter os alunos inseridos no sistema de ensino, no que tange a escola pesquisada. Neste artigo, o que se pretendeu foi, inicialmente, conhecer o perfil destes sujeitos que se encontram num processo educativo que tem como um de seus objetivos atender as suas especificidades, partindo do pressuposto de Arroyo
(2006, p.22):
Penso que a reconfiguração da EJA não pode começar por perguntar-nos pelo seu lugar no sistema de educação e menos pelo seu lugar nas modalidades de ensino.
(...). O ponto de partida deverá ser perguntar-nos quem são esses jovens e adultos.
Alunos esses, que pela LDB/96, devem ter atendidas essas especificidades:
Art. 4º.
O dever do Estado com a educação escolar pública se rá efetivado