Evasão escolar
EVASÃO ESCOLAR
2013
RELATÓRIO DE PESQUISA
EVASÃO ESCOLAR
2013
1) INTRODUÇÃO
Segundo dados do Governo no Brasil a evasão escolar é um desafio toda a sociedade. Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), de 100 alunos que ingressam na escola na 1ª série, apenas 05 concluem o ensino fundamental, ou seja, apenas 5 terminam o 9º ano (IBGE,2007).
Em 2007, 4,8% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries/1ºao 9º ano) abandonaram a escola. Embora o índice pareça pequeno, corresponde a quase um milhão e meio de alunos. Muitos desses alunos retornarão à escola, mas em uma incomoda condição de defasagem idade/série, o que pode causar conflitos e até uma nova evasão.
Estudos apontam aspectos sociais como determinantes para a evasão escolar, dentre os quais se pode citar a desestruturação da família, as políticas de governo, o desemprego, a desnutrição, a escola e a própria criança, sem que, com isso eximam a responsabilidade da escola no processo de exclusão das crianças do sistema educacional.
A evasão escolar é consequência de fatores socioculturais, econômicos ligados a política do município estudado, fazendo com que a educação não seja plena se referindo ao alcance de todos os cidadãos.
2) EVASÃO ESCOLAR: CONCEITO A evasão escolar pode ser através do desinteresse dos alunos, dos pais, da comunidade escolar e da comunidade escolar em relação à escola e a educação. (Revista Nova Escola, 2001). De acordo com o Ministério da educação, as principais causas da evasão escolar são: o desinteresse total e a falta de incentivos, a necessidade de trabalhar juntamente com a oferta de trabalho, a dificuldade da absorção do conteúdo trabalhado em sala de aula, conflitos no ambiente escolar e também repetência do