CISTICER
O COMPLEXO TENÍASE - CISTICERCOSE E SUAS
IMPLICAÇÕES À SAÚDE PÚBLICA :
Trabalho de qualificação do curso de Mestrado em Vigilância Sanitária, da FMVZ- UNESP - Botucatu, SP
Orientador : Prof. Dr. Aristides Cunha Rudge
Aluno: Waldyr Brandão
Botucatu, SP - 1998
OBJETIVOS DO TRABALHO :
O presente trabalho objetiva analisar os riscos da Cisticercose e da Teníase para a saúde humana e apresentar sugestões quanto as medidas adequadas de controle, no meio rural e urbano .
INTRODUÇÃO :
Desde os tempos que antecederam a era Cristã, os Judeus em seus escritos já ditavam regras sobre saúde pública, proibindo-se, com pena de prisão, o consumo de carne suína. Tal proibição advinha do fato de que Aristóphanes havia descrito a Cisticercose em suínos. Estabeleceu-se, como ainda se pensa até hoje erroneamente, que os suínos transmitiam a doença, quando na verdade tal espécie animal também é uma vítima, assim como os bovinos. Historiadores mencionam que Joana D’Arc, após ter sido queimada em praça pública na fogueira, teria sido necropsiada, encontrando-se que, grande parte do cérebro, mormente o Lobo Temporal Esquerdo não foi queimado, por existirem cistos de cisticercose rancemosos calcificados, daí provavelmente suas alucinações auditivas e visuais (1) .
Cisticercose é uma doença parasitária causada pela presença de cistos ( ou forma larvar ) da Taenia sollium ( suínos ) e da Taenia saginatus ( bovinos ) que são transmitidas ao homem, caracterizando-se portanto como uma zoonose. É causada pela