ESTACA IN LOCO
Grupo 2 – Turma 04/12
Professor Jeferson
ESTACA IN LOCO
OU
ESTACA MOLDADA NO LOCAL
Principais tipos de fundações profundas Estaca: elemento
de fundação profunda executado por ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode ser por cravação a percussão ou prensagem, ou por escavação, ou ainda, mista;
Tubulão: elemento de fundação profunda de forma cilíndrica que, pelo menos na sua fase final de execução, tem a decida de operário (o tubulão não difere da estaca por suas dimensões mas pelo processo executivo, que envolve a descida de operário); Caixão: elemento de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna.
Principais tipos de fundações profundas Estacas
São peças alongadas. Cilíndricas ou prismática, cravadas ou confeccionadas no solo, essencialmente para:
Transmissão de carga a camadas profundas; Contenção de empuxos laterais (estacas pranchas); Compactação de terrenos;
Podem sem:
- Pré – moldadas
- Moldadas in Loco/ in situ
Estaca Raiz
A estaca raiz é uma estaca concretada “in loco”, com diâmetro acabado variando de 80 a 410 mm e que apresenta elevada tensão de trabalho ao longo do fuste que é constituído de argamassa de areia e cimento e é inteiramente armado ao longo de todo seu comprimento. A aplicação inicial das estacas raiz foi ligada ao reforço de antigas fundações de edificações de pequeno porte, as quais o acesso era restrito a equipamentos de grande porte. A utilização de equipamentos de pequeno porte e movidos a eletricidade favorecia o funcionamento em locais fechados, evitando barulho e fumaça de motores a explosão. As perfuratrizes atingiam grandes profundidades, flexibilizando o dimensionamento de cargas de trabalho, determinadas muito mais pela capacidade estrutural da seção do que pela condição de suporte do subsolo.
Estaca Raiz
O processo executivo de uma estaca tipo raiz é composto basicamente de quatro fases consecutivas; PERFURAÇÃO,