Resumo cap 1 Engenharia Economica
Campus I - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Disciplina: Engenharia Econômica I
Período: 2014.1
RESUMO CAPITULO 1
MATEMÁTICA FINANCEIRA E INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ECONÔMICA
PÁGINAS 19 Á 25
Aluno: JOSE MARQUES BASILIO SOBRINHO Matrícula: 11211525
João Pessoa, de fevereiro de 2014.
ALTERNATIVAS E DECISÕES
Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante, tendo seus valores econômicos facilmente expressos. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufruído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos. É o que se convenciona chamar de "good will".
Quanto aos tipos de objetos que avaliamos, estes podem ser:
Terrenos, casas, apartamentos, lojas, prédios ou conjuntos comerciais, indústrias (para fins de aumento de capital, de fusão, de incorporação, de cisão, etc.),. propriedades rurais (incluindo benfeitorias, culturas, implementos, veículos, animais, etc.), de empresas e de construções, máquinas e equipamentos em geral.
Estudo de viabilidade de um empreendimento é a analise com justificativas para se executar um devido projeto, considerando as aspectos comerciais, administrativos, jurídicos e financeiros.
Alternativa econômica é um ponto que se planeja melhorar afim de se ter um bom valor econômico.
As decisões são de extrema importância pois é apartir dela que uma alternativa tem a possibilidade de ser executada.
Risco é a chance de ser problemas, de os resultados não serem os esperados. A maioria dos riscos são evidenciadas em decisões subjetivas.
As alternativas econômicas estão relacionadas a órgãos Públicos, sustentabilidade, investimentos,