Taenia - Resumo
1 - Tênias:
As tênias são vermes causadores de Teníase pela ingestão de carne suína (T. solium) ou bovina (T. saginata) crua ou mal cozida, contendo cisticercos viáveis (Cysticercus bovis, no boi e Cysticercus cellulosae, no porco). Em contrapartida, pela ingestão acidental de ovos da T. sollium o homem pode adquirir a Cisticercose.
As tênias apresentam 3 estágios evolutivos: ovo, cisticerco e verme adulto, os quais se caracterizam morfologicamente por:
A) Ovo: é impossível diferenciar T.solium de T.saginata nesse estágio, por isso, seus ovos são reconhecidos como de Taenia sp. Apresenta forma esférica (~30 micrômetros de diâmetro) e cor castanho-clara. O embrióforo é sua casca protetora, formado por duas membranas com blocos de quitina entre elas, o que lhe confere um aspecto estriado. Em seu interior, encontra-se a oncosfera ou embrião hexacanto, que possui 3 pares de acúleos ou espinhos e é envolvido por dupla membrana.
B) Cisticerco: é a larva das tênias, sendo o Cysticercus bovis a larva da T. saginata e o Cysticercus cellulosae a larva da T. solium. Tem aparência de vesícula transparente e globosa. É constituído por escólex (cabeça) com 4 ventosas, rostelo (presente apenas no Cysticercus cellulosae, o que difere as duas larvas) e colo.
C) Verme Adulto: As tênias são constituídas morfologicamente por escólex (cabeça), colo (pescoço) e estróbilo (corpo). O escólex apresenta 4 ventosas arredondadas e proeminentes adaptadas para fixação do cestoda na