Estrutura de reportagem
O principal motivo do protesto eram as constantes mortes que ocorriam no local. O cruzamento chegou a ser chamado de trevo da morte.
Em 2003, quase um ano depois do protesto, o semáforo e a rotatória foram instalados. A reivindicação foi atendida e as mortes diminuíram. Passados 11 anos da instalação do semáforo e da rotatória, agora a reivindicação é outra. Retirada da sinaleira
Atualmente o que incomoda a comunidade e os motoristas, é a lentidão no trecho, que nos horários de maior movimento gera filas quilométricas de veículos. Agora o que se pede com mais urgência é a retirada da sinaleira e modificações na rótula.
Atualmente está no Dnit o projeto para a duplicação da BR-116 de Estância Velha até Dois Irmãos. No cruzamento está previsto a construção de um viaduto. Ainda não há um prazo para o início das obras.
Recentemente os prefeitos de Novo Hamburgo e Ivoti acompanhados de autoridades locais, entregaram ao superintendente do Dnit, Pedro Luzardo Gomes, um projeto para modificação no local e retirada da sinaleira.
A ideia é remover a sinaleira e construir uma terceira faixa na rodovia, no sentido interior/capital e modificar a rotatória, diminuindo os congestionamentos no local. Uma pesquisa feita pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmur) de Novo Hamburgo, apontou que 95,7% dos veículos que descem a Serra seguem em direção a São Leopoldo, apenas 4,3% dos carros que passam no local, fazem a conversão para o bairro Roselândia. O retorno para o bairro seria através da ERS-239. O Dnit avaliou a obra