Cisticercose
A cisticercose é uma doença parasitária, considerada zoonose, provocada pela presença das formas larvárias das Taenias saginata e Taenias solium, nos tecidos bovinos, suínos e no homem.
A cisticercose tanto bovina quanto á suína, é a zoonose parasitária mais frequentemente diagnostica no exame post mortem em matadouros frigoríficos, sendo a principal causa de condenação, sequestros e aproveitamento condicional de carcaças.
Este trabalho tem como objetivo relatar a doença e sua importância na saúde publica, perdas econômicas, ciclo evolutivo, cisticercose bovina e suína, além da teníase e cisticercose humana e seu controle.
INTRODUÇÃO
A cisticercose é uma doença parasitária provocada pela ingestão de ovos de Taenia sp, que após serem ingeridos pelos hospedeiros intermediários (bovinos e suínos) irão desenvolver no organismo os cisticercos e no hospedeiros definitivos (homem) irão desenvolver a Teníase e cisticercose humana.
Os cestódeos Taenia solium e Taenia saginata são responsáveis pela teníase humana. O gênero Taenia pertence à família Taenidae, à classe Cestoidea e à ordem Cyclophyllidea (REY, 1991). As formas larvais Cysticercus cellulosae e Cysticercos bovis produzem a cisticercose.
O ciclo evolutivos envolve dois hospedeiros, um definitivo e um intermediário, além da fase de vida livre. O único hospedeiro definitivo é o homem e a Taenia se desenvolvendo no intestino delgado. Os hospedeiros intermediários da Taenia solium são os suínos e os da Taenia saginata são os bovinos, se desenvolvendo na musculatura (REY, 1991).
O homem após adquirir a teníase pode também desenvolver a cisticercose.
Há portanto três fases com relação a população de parasitos: adulto no hospedeiro definitivo, ovos no ambiente e cisticercos (fase larval) no hospedeiro intermediário (GEMMEL & LAWSON, 1982).
CISTICERCOSE BOVINA E SUÍNA
A cisticercose (bovina e suína) é uma zoonose causada pela fase