plano de remuneração e benefícios
A economia no setor público estuda o governo e a forma como suas políticas afetam a economia. Em sentido mais amplo investiga desde a teoria pura da tributação, às explicações da escola da escolha pública, para o comportamento da burocracia.
No estudo da economia do setor público, estudam-se questões normativas e positivas. De um lado, aspectos positivos são indispensáveis, porquanto constituintes dos alicerces da análise dos efeitos das políticas públicas na tentativa do que deve ser feito.Porem em outro nível a própria avaliação do comportamento do governo pressupõe uma análise positiva do processo pelo meio do qual as decisões são tomadas. Ou seja a economia no setor público envolve o estudo não somente do que o governo deveria fazer, mas também daquilo que ela faz , e porque tantas vezes não faz o que deveria fazer.
Em princípio, portanto, a economia do setor público deveria envolver estudo das causas e conseqüências de toda forma de ação do governo. A necessidade de especialização, porém, acaba por limitar o escopo do campo, o que não quer dizer que este processo de estreitamento seja monotônico. De fato, o que se observa é que vários ramos são adicionados e outros excluídos de tal forma que historicamente o escopo da economia do setor público