Taenia sollium e saginata
Atualmente o complexo teníase-cisticercose é o causador de algumas mortes no mundo e está relacionado com a higiene pessoal e as condições socioeconômicas do local. Apesar de estarem ligadas entre si, pois são da mesma família e atacam os mesmos hospedeiros podem causar diferentes sintomas dependo de qual forma a pessoa adquiriu. São causadas pela mesma espécie, mas em fases diferentes de sua vida.
Esse complexo é causado por uma classe de cestódeo, onde teníase é quando o hospedeiro está com a larva adulta dentro de seu intestino e a cisticercose é a presença dos ovos no cérebro ou olhos que foram liberados pela tênia adulta e ingeridos acidentalmente pelo homem.
A contaminação do homem com a tênia é ocorrida pela ingestão de cisticercos da Taenia solium e Taenia saginata. Estes cisticercos são encontrados respectivamente em carnes de porcos (T. solium) e carnes bovinas (T. saginata) mal cozidas ou em alimentos contaminados pelos dejetos fecais das pessoas contaminadas.
Como foi dito anteriormente o homem será o hospedeiro definitivo da tênia e os suínos e bovinos os hospedeiros intermediários.
A pessoa que ingerir os cisticercos ficará com a forma larvária em seus tecidos, o Cysticercus cellulosae (T. solium) e Cysticercus bovis (T. saginata).
Tanto a T. saginata quanto a T. solium apresentam corpo achatado, parecendo uma fita, e é divida em escólex ou cabeça, colo ou pescoço e estróbilo ou corpo. Sua cor é branco leitoso.
Morfologia da Taenia solium:
Apresenta quatro ventosas com escólex globoso com rostro e dupla fileira de acúleos para melhor fixação na parede intestinal do homem. Seu estróbilo chega de 1,5 a 8 metros de comprimento e proglotes quadrangulares do tipo dendrítico que sai passivamente com as fezes e podem conter cerca de 800 a 1000 proglotes dependendo do seu tamanho. Pode conter dentro de cada uma 80 mil ovos. O cisticerco nessa tênia é constituído por uma vesícula translúcida com líquido claro, contendo em seu