Teoricos
IDEALISMO
PLATÃO
O idealismo de Platão pode-se- ia chamar de idealismo transcendência, ou para o autor Febro as ideias ou arquétipos ideias representam a realidade verdadeira, da qual seriam meras cópias imperfeitas as realidades sensíveis, validas não em si mesmas, mas enquanto participam do ser essência. A bem pensar, o de Platão é o idealismo que reduz o real ao ideal, resolvendo o ser em ideia.
Em sua obra A republica, nos apresenta o filosofo como o modelo de homem que deve servir de guia na formação das novas gerações. Sua atividade principal consiste na busca da contemplação das ideias.
KANT
No idealismo kantiano a “coisa em si” jamais se torna racional, porque jamais e aprendida pelo nosso espírito.
O grande filósofo alemão Kant costumava dizer a seus alunos: “não lhes pretendo ensinar tal ou qual sistema filosófico mais ensina-lhes a aprender a filosofia por si próprio, a forma uma opinião própria”.
HEGEL Como já vimos contesta o dado irracional da coisa “coisa em si” e afirma a identidade absoluta entre pensar e o real, em pantogismo total.
Materialismo
KARL MAX E ENGELS
Elaboraram uma nova visão dos problemas pedagógicos que contrapõe a visão burguesa. Eles não falam diretamente dos problemas pedagógicos. A sua visão do mesmo decorre do seu pensamento filosófico e das suas investigações cientificas no campo da
economia e da historia.
Mark e Engel assinalaram que os problemas educativos ate então considerados apensa apartir da posição portuguesa podia também ser analisadas aparti do ponto de vista da parte da classe operaria.