Trabalho De Qu Mica Org Nica A
Os hidrocarbonetos são a função mais simples da Química Orgânica. A partir do conhecimento desta função é possível montar com facilidade as demais funções.
Os hidrocarbonetos têm grande importância para a Indústria Química. O petróleo e o gás natural são fontes de hidrocarbonetos. É o ponto de partida para a produção de combustíveis, plásticos, corantes e tantos outros produtos úteis ao homem.
Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por hidrogênio e carbono.
Por isso o nome hidrocarboneto (hidro = H e carboneto = C). Sua fórmula geral é CxHy
Exemplos:
Propano (C3H8): presente no gás de cozinha GLP
Os hidrocarbonetos se dividem de acordo com a sua estrutura e tipo de ligações entre carbonos. São tipos de hidrocarbonetos:
- alcanos
- alcenos
- alcinos
- alcadienos
- cicloalcanos
-cicloalcenos
-aromáticos
Alcanos
Alcanos são hidrocarbonetos formados apenas por ligações simples entre seus carbonos. Possuem cadeia aberta (acíclicos) e ligações simples (saturadas).
Sua fórmula é CnH2n+2
A principal fonte de alcanos é o petróleo e o gás natural. A partir deles é possível produzir combustíveis como a gasolina, óleo diesel e querosene. Estes alcanos possuem baixo teor de carbono. Para as cadeias mais longas é possível obter a parafina (fabricação de velas).
Propriedades Físicas
Os alcanos são pouco reativos, ou seja, não reagem com quase nenhuma substância. Por este motivo são chamados também de parafinas ou parafínicos. Em latin para affinis significa pouca afinidade.
Não são muito reativos porque a ligação entre C – H e C – C são muito estáveis e difíceis de serem quebradas. São mais utilizados para a queima, por isso, são usados como combustíveis, para o fornecimento de energia.
São insolúveis em água e menos denso que a água.
Os alcanos de até quatro carbonos são gases a temperatura ambiente (25°C). De 5 a
17 carbonos são líquidos e os demais, sólidos.
Observe o número de carbonos, o