Artigo 1
Neste projeto interdisciplinar abordaremos os conceitos de alfabetização na visão de autores como Ana Teberosky, Emilia Ferreiro, Lev Vigotsky entre outros ; Utilizaremos também os poemas de Ziraldo Alves Pinto, um escritor brasileiro muito famoso, como calço para exemplificarmos modos de alfabetização infantil.
O poema é uma obra literária que pode ser composta de estrofes, versos ou prosa. E pode ser usado para iniciar as crianças ao conceito de leitura e escrita, inicia-las á linguagem escrita de uma maneira mais informal e que faça sentido para elas e não apenas com palavras aleatórias, que são simples e sonoras, mas que não se ligam a nada e assim não fazem sentido para a criança.
Escolhemos o autor Ziraldo Alves Pinto como nossa inspiração por ser um autor muito bem conceituado no Brasil e por seus poemas serem de fácil compreensão e que possam incentivar a criança a adquirir cada vez mais rápido e melhor a habilidade da leitura e da escrita para que possa ler mais e talvez até escrever seus próprios poemas.
Este projeto contará também com vídeos sobre a alfabetização a partir de poemas, utilizando como base os poemas de Ziraldo. Esses vídeos terão conteúdos sobre alfabetização fundamentados por grandes nomes da pedagogia e uma sequencia didática também utilizando poemas como fonte de alfabetização na era construtivista.
2. Poema
Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação, escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.
O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema. Existem vários poemas que foram convertidos em canções, porque foi acrescentada música.Geralmente se apresenta em