Artigo 1
Automação residencial: cenário atual e perspectivas futuras
I. INTRODUÇÃO
Ambientes inteligentes constituem uma extensão da computação ubíqua, que envolve a incorporação de sistemas e dispositivos com o objetivo de trazer conforto, segurança, comodidade e sustentabilidade [1].
Os ambientes inteligentes (AmI) estão sendo impulsionados principalmente pela busca por segurança e qualidade de vida. Apesar disso, essa área ainda enfrenta desafios que impedem a adoção maciça da tecnologia pela população e a integração de sistemas dentro desses ambientes tem sido foco de muitas pesquisas.
Os principais problemas desses sistemas estão relacionados com a interoperabilidade de hardware e software, escalabilidade limitada e complexidade de configuração [2]. Além disso, o alto custo dos equipamentos, inflexibilidade, difícil gerenciamento e problemas com segurança são barreiras para a popularização dos dispositivos em AmI [3].
Esses problemas são conhecidos por pesquisadores da área, e a tendência e desenvolver projetos e aplicações cada vez mais compatíveis entre si, e com grande capacidade de integração com todo o sistema [4].
Neste artigo, serão discutidos os paradigmas que circundam os AmI, apresentando os principais conceitos e teorias relacionados ao assunto. Também serão abordados os componentes que integram estes sistemas desde as redes de comunicação, até a infraestrutura necessária para a interligação e integração de dispositivos. Finalmente, serão destacadas as perspectivas futuras dessa área tão promissora e que tende a fazer parte da vida das pessoas de forma imperceptível. Assim, esse trabalho busca definir as tendências na área, servindo como uma base de referência para futuros trabalhos e pesquisas relacionadas com a integração de sistemas em ambientes inteligentes.
Artigo 2
Fisica para criancas: abordando conceitos físicos a partir de situacões-problema
1. Introduc~ao
E notorio que as escolas de Ensino Fundamental, em