Teorias organizacionais
MAX WEBER E A BUROCRACIA
Qualquer sociedade ou organização que se baseie em leis racionais é uma burocracia.
Max Weber (1864-1920) foi um dos principais cientistas que estudaram as organizações, ele acredite que as organizações modernas são baseadas em leis e que as pessoas crêem e aceitam por serem seres racionais além de também concordar que outros indivíduos representem na forma da lei, tais como: guarda de trânsito, juízes, prefeitos e gerentes.
Quando algo errado ocorre, os representantes deverão agir dentro das leis e representar os indivíduos que estejam dentro do contexto social, organizacional ou grupos.
Segundo Weber, existem três tipos característicos que formam o chamado ideal de burocracia, sejam eles: Formalidade, impessoalidade e profissionalismo. * Formalidade – As organizações são basicamente constituídas em normas, regulamentos e leis, onde os indivíduos são subordinados ás normas racionais. Violar as leis é passivo de punição. Já o comportamento burocrático, garante de forma clara que todos são iguais perante as leis; * Impessoalidade – Um indivíduo não é empregado de outro, são respeitados pelos cargos que ocupam investidos de autoridade e poder, respondem a uma legislação que define os limites de seu poder para o tipo ideal de burocracia, o que conta são os cargos e não as pessoas; * Profissionalismo - De forma igual, os cargos de uma burocracia oferecem carreira profissional e meio de subsistência, onde o funcionário escolhe em qual área deseja trabalhar, recebe treinamento especializado e o mesmo faz de seu cargo um meio de vida e recebe seu salário por isto.
.
AMITAI ETZIONI E O PODER
De acordo com o cientista Amitai, as idéias de Weber se aplicam as empresas e ao governo. As organizações são unidades sociais e seus objetivos são específicos, não se enquadrando a um modelo universal. Cada organização determina qual o tipo de poder irá exercer sobre os indivíduos. A obediência