Humanização
1.1 Apresentação do Tema
O tema apresentado para esta pesquisa propõe explanar os principais pontos da humanização no ambiente hospitalar, assim como, apresentar os direitos e deveres dos pacientes internados quando tratamos do ambiente nacional.
1.2 Identificação do Problema
Analisando o tema da pesquisa, identificamos um questionamento; existe um bom relacionamento entre os profissionais da saúde e seus pacientes? A muitos anos a humanização é aplicada em áreas específicas da assistência, como assistência a mulheres ou mesmo assistência a crianças. Em vista a propostas para que a humanização seja aplicada na área da saúde, principalmente em hospitais, surgiu a necessidade de entendermos sobre o que trata a humanização.
1.3 Justificativa
O intuito é buscar entendimento sobre humanização em ambientes hospitalares e o que compõe os direitos e deveres dos pacientes. Através deste trabalho temos o objetivo de formar uma base informativa e enriquecer nossos conhecimentos, visando diminuir possíveis erros e eliminar erros já cometidos.
4. Objetivo Geral
Agregar conhecimentos sobre humanização e desenvolver um raciocínio voltado para a melhora constante do tratamento destas questões.
5. Objetivo Específico
O objetivo do presente é agregar conhecimento referente à humanização em ambientes hospitalares, a questão do relacionamento entre o profissional da saúde o seu paciente e os direitos e deveres dos pacientes internados. Analisar a pesquisa para desenvolver um raciocínio que venha a auxiliar os profissionais da saúde em situações reais. Além de aumentar nosso universo acadêmico no que diz respeito ao assunto desta pesquisa.
6. Metodologia
Foi feita uma pesquisa bibliográfica, buscando referências que pudessem nos ajudar a entender melhor e embasar nossos conceitos. Segundo Cervo e Bervian (1996, p. 55), a pesquisa bibliográfica, “procura