Comercio exterior
Desenvolvimento Econômico do Brasil e Relações internacionais entre Brasil e Estados Unidos da América.
EUA e Brasil Decidem Estreitar Relacionamento
Países Vão Estabelecer Mecanismos de Consulta e Trabalhar Juntos para Democracia e Prosperidade, conforme comunicado conjunto dos Estados Unidos da América e da Republica Federativa do Brasil em 20 de Junho de 2003. (Parte breve do comunicado)
“Os Estados Unidos e o Brasil decidiram criar uma relação mais forte e trabalhar juntos para a prosperidade, a democracia e a paz no hemisfério ocidental e no mundo, segundo comunicado conjunto dos dois países divulgado pela Casa Branca.
Divulgado por ocasião da visita à Casa Branca do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, o comunicado reafirma o compromisso das duas nações com democracia e Estado de Direito, direitos humanos, políticas econômicas inclusivas e livre comércio.
O comunicado conjunto indica que os Estados Unidos e o Brasil concordaram com a criação de uma estrutura para a realização de consultas de alto nível e a formação de grupos de trabalho para institucionalizar a cooperação bilateral ampliada. Como parte dos esforços para intensificar os vínculos bilaterais, Estados Unidos e Brasil darão atenção especial às áreas de ciência e tecnologia, energia, educação, saúde, crescimento econômico e agricultura.”
Brasil e Estados Unidos estão entre as democracias mais populosas do mundo, formadas a partir de culturas diversas, de dimensões continentais e origem imigrante, e compartilham a crença fundamental de que a liberdade, democracia e justiça são aspirações universais , essenciais para a prosperidade, não importando o nível de desenvolvimento econômico.
Segundo comunicado os países devem adotar políticas que promovam o crescimento e a inclusão social, essenciais para o aumento da renda, a melhoria dos padrões de vida e para o fim da pobreza e da fome. Compartilham a convicção de que os governos