Resumo pb
Envoltório lipídico fino e transparente que protege e separa os componentes químicos da célula do meio externo. Forma uma barreira que serve pra separar o meio intracelular do ambiente externo da célula (meio extracelular). Formada por uma cabeça hidrofílica e uma cauda hidrofóbica, com dupla camada de fosfolipídeos.
Componentes da membrana plasmática
Lipídeo: Principal componente, forma a dupla camada. Barreira semi-permeável. Molécula hidrofílica/hidrofóbica.
Proteínas: Periféricas (situam-se interna e externamente, removível facilmente com solução salina. Integrais (intercaladas entre as moléculas de fosfolipídeos, remoção feita através de detergentes e solventes especiais, algumas PI atravessam a dupla cama lipídica, e são conhecidas como transmembranas)
Carboidratos: Situam-se na porção externa da membrana, podendo associar-se as proteínas (Glicoproteínas ou Glicolipídeos). Revestem e capsulam a superfície externa da membrana formando a glicocálice, que protege, adere, reconhece células e inibe por contato.
Colesterol: Pequenas moléculas rígidas intercaladas entre os fosfolipídeos, favorecem a rigidez e reforçam a dupla camada membranosa (somente células animais)
Transporte celular (Nutrição celular)
Entrada de nutrientes e excreção de resíduos para o ambiente externo da célula realizados através da permeabilidade da membrana plasmática.
Transporte passivo Não ocorre gasto de energia a favor do gradiente de concentração (maior concentração para o meio de menor concentração). Soluto (íons, moléculas)=DIFUSÃO
Difusão simples: Ocorre através da dupla camada lipídica. O2, N, CO2 e ácidos graxos
Difusão facilitada: Ocorre através de uma estrutura que facilita o transporte, os canais ou poros. Túneis altamente específicos formados por proteínas integrais que facilitam a entrada de substâncias na célula através da membrana. Na+, CI- e Ca+
Permeases ou transportador: Compostos por um conjunto de proteínas especiais que sofrem uma