Tipos de temperos
O louro é uma planta conhecida desde a Grécia antiga. São usadas comumente como condimento na culinária em geral, especialmente para temperar feijão, carnes, peixes e cozidos. O óleo extraído de suas folhas é usado na indústria de perfumes. A planta é bastante ornamental, daí ser indicada para plantio em parques e jardins. Deve-se tomar cuidado para não confundir com louro-rosa (Nerium oleander), cujas folhas e frutos são muito tóxicos e uma única folha pode matar um adulto que consumi-la.
Páprica
Nativa da América Centra!, foi levada por exploradores à Europa. Hoje, a maioria é importada da Espanha e da Europa Central, mas é cultivada comercialmente também na Califórnia. A maior parte da páprica consumida nos Estados Unidos é suave e levemente doce no sabor; agradavelmente aromática e de cor vermelho-viva; outro tipo, pungente e de cor mais leve, é a páprica húngara. É um pó avermelhado obtido a partir da maceração de uma variedade de pimentão doce, originário da Europa; as pápricas mais famosas são de origem espanhola e húngara. Tempero típico da cozinha húngara, a páprica geralmente é feita com o pó extraído do pimentão doce, seco e triturado, ao qual podem ser acrescentados outros tipos de pimentão ou pimenta, sendo então classificada, segundo a dosagem, em páprica doce, meio-doce e picante. É utilizada no goulash, em sopas de legumes, frango assado ou ensopado, carne, peixe e para dar coloração ao arroz.
Alho Poró
Com qualidades nutritivas, o alho-poró carrega em suas raízes uma história de mais de 5.000 anos. Alguns pesquisadores discordam sobre sua origem, mas sabe-se que foi cultivado no Oriente Médio e também na Europa – em cada local, provavelmente, com espécies um pouco diferentes. Apreciado pelos antigos egípcios, gregos e romanos, o alho-poró mereceu até citação na Bíblia, em que é mencionada a falta que ele fazia aos judeus que atravessavam o deserto. Atualmente, é cultivado em quase todas as regiões do planeta, inclusive