Trabalho Ervas Condimentos E Temperos
Nativo do mediterrâneo e majoritariamente importado da Espanha que, junto com Portugal, é o maior produtor do mundo. É o condimento mais caro do mundo: cada flor dá apenas três estigmas que devem ser colhidos a mão e secos. São necessários 14 mil estigmas para cada 28 gramas de açafrão.
Utilização: Arroz, frutos do mar, frango, pães, saladas, seitan, molhos de peixes.
Propriedades: antioxidante, antiinflamatório, auxiliar no tratamento da prisão de ventre.
Água de laranjeira destila-se da flor de laranja Sevilha ou laranjas azedas, usada na gastronomia do Oriente Médio, principalmente em sobremesas, bolos e doces, como a Turkish Delight .
Aipo verde – Apium graveolens também conhecido como salsão, como condimento, o aipo é especialmente importante em sopas caldos e guisados. A sua semente também pode ser comercializada como tempero apesar de seu gosto amargo.
Alcaparra – Capparris, originário da Ásia é o botão floral de uma planta nativa do Mediterrâneo é apreciada na preparação de molhos e temperos, também pode ser consumida como aperitivo de sabor forte. Ou em temperos para carnes e peixes, indispensável no molho tártaro que acompanha carnes e aves, molho para carpaccio, molho manteiga usado na truta e usada no molho branco pelos franceses .
Alho – Allium sativum, o alho é muito saudável , contém substâncias anti-sépticas que aliviam a bronquite, renovam o sistema digestório e diminuem a pressão sanguínea. O alho cru tem um gosto mais picante que o alho cozido, combina com carnes, caça, peixes, mariscos, legumes, ervas e arroz.
Alho poró – Allium porrum é uma hortaliça muito empregada na culinária como tempero, seu sabor é suave e levemente adocicado, pode-se consumir o bulbo e as folha13 . Segundo Franco esse tempero é rico em vitamina C, cada 100g de alho poró tem 16mg de vitamina C.
Anis – Pimpinella anisum, semente pequena e dura, com um gosto picante e doce. É usada para confeccionar biscoitos, bolos, em licores, picles e comumente