Temperos, Especiarias e Ervas
1.Definições
Ocasionalmente, temperos, condimentos, especiarias e ervas são confundidos como sinônimos. Desde já declaramos a dificuldade de compreender as distinções a partir, apenas, das definições de cada um. Esse obstáculo ocorre pela similaridade nas definições de cada um desses termos. Ainda assim, achamos importante revelar as suas definições.
Temperos e condimentos são substâncias que são acrescentadas a alimentos (antes, durante, ou após o seu preparo ou na degustação), para emprestar-lhes sabor, aroma, ou realçar o seu paladar. Especiarias podem ser definidas como cada uma das ervas ou partes de plantas com propriedades aromáticas e que são usadas para dar sabor e aroma a preparações culinárias, ou o conjunto dos temperos que os europeus traziam das terras distantes, especiaria da Índia, do Sudeste asiático, da África. E o termo erva é uma designação genérica das plantas usadas para dar sabor e aroma na culinária.
Como já foi dito, apesar de esses termos não serem sinônimos, é bastante laborioso entender as suas diferenças a partir, apenas, de suas definições. Portanto, este trabalho tem como objetivo, tratando sobre os principais temperos, especiarias e ervas, destacar as diferenças entre eles. Ainda visa como objetivo evidenciar a história de alguns dos principais itens de cada categoria citada acima - identificando suas principais características -, e suas formas de utilização. Além disso, será citado onde e como são encontrados regularmente.
Serão citados, também, alguns pontos relacionados a utilização de temperos, especiarias e ervas. Essas dicas têm por finalidade despertar o interesse alheio a respeito desse assunto. Vale lembrar também que eles podem ser utilizados medicinalmente, além de proporcionar sabores extravagantes e excêntricos a vários pratos.
2.História “O desejo de encontrar riquezas fora de seu continente levou os