Teoria organizacional
Introdução............................................................................................................4
Desenvolvimento..................................................................................................4
1. Resumo.............................................................................................................4
2. Conclusões e recomendações...........................................................................5
3. Referência Bibliográfica..................................................................................6
INTRODUÇÃO
Teoria Organizacional: Movimento “DO”
A teoria do desenvolvimento organizacional, conhecida como DO, surgiu em 1962, a partir de idéias constituídas por autores especialistas no assunto, a respeito do homem, da organização e do ambiente.
DESENVOLVIMENTO
1. RESUMO
O DO foi criado no sentido de ampliar a teoria comportamental e aplicar as ciências do comportamento de cada individuo dentro de uma organização. O foco principal é mudar as pessoas, a natureza, a qualidade, a interação e a relação no ambiente organizacional, sua ênfase está na mudança da cultura da organização, ou seja, é uma mudança planejada.
O DO resultou dos esforços da teoria comportamental para promover mudança e flexibilidade nas organizações. As transformações do ambiente organizacional o aumento, a complexidade, a diversificação da tecnologia, a mudança no comportamento administrativo, a criação do NTL (Laboratório de Pesquisa Comportamental), a publicação de um livro sobre o resultado destas pesquisas contribuíram para o surgimento do DO.
Através de mudança e capacitação que ocorre dentro do ambiente de uma organização trouxe um novo conceito de adaptação como: noção tradicional de divisão do trabalho, coordenação na organização que se refere às pessoas como colaboradores da empresa no alcance de seus objetivos.
Cultura organizacional são normas informais