Teorias organizacionais
Hawthorne realizou em uma fábrica uma experiência com o objetivo de descobrir qual a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários, o resultado da experiência era avaliado através da produção dos funcionários e a experiência durou 5 anos.
Primeira fase: consistiu em estudar os efeitos da iluminação no rendimento dos operários, mas verificou-se que eles reagiam de acordo com o que acreditavam, comparando, assim, que o fator psicológico influi no fator fisiológico.
Segunda fase: Formaram um grupo experimental que visava analisar a produtividade e este grupo constatou que um ambiente de trabalho sem pressão a ansiedade diminui e o trabalho torna-se mais agradável, com a introdução de intervalos pela manhã e tarde, a produtividade aumenta, porem, intervalos em excesso, quebram o ritmo de trabalho. Também é importante ressaltar que houve a criação de laços de amizade entre as funcionárias, aumentando a produtividade.
Terceira fase: os pesquisadores passaram a se interessar pelo estudo das relações humanas no trabalho. Assim iniciou-se o programa de entrevistas, que consistia em entrevistar os empregados para obter conhecimento sobre suas atitudes e ouvir suas sugestões. Também foi criado um sistema, a técnica de entrevista não-diretiva, na qual permitia que os operários falassem livremente. Dentro do programa revelou-se a existência de uma organização informal. Estabeleceu o estudo das relações humanas de forma comportamental, ou seja, a forma que agem os grupos dentro de uma sociedade. Verificamos que os grupos acabam se tornando influenciadores de um determinado indivíduo isolado, impedindo-o de se sentir livre para obter por si mesmo o aumento em sua produção.
Os resultados de Hawthorne foram de que a produtividade dos trabalhadores era determinada por padrões e comportamentos informais estabelecidos pelo grupo de trabalho; Os padrões e as normais informais dos grupos de