teorias: fatos e paradigmas
MACAPÁ-AP
2014
Acadêmicos
Teorias: Fatos Científicos e Paradigmas
MACAPÁ-AP
2014
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
O conhecimento científico apoia-se num sistema de ideias integradas de forma lógica. Cada ciência possui um conjunto de princípios fundamentais adequados ao estudo de um dado campo de pesquisa que suportam uma teoria ou teorias particulares. Estas teorias não resultam de uma simples acumulação de fatos e explicações, mas são os produtos de acumulações seletivas.
O que é uma teoria científica?
É um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos, oferecendo suas leis necessárias. Teorias científicas tentam entender o mundo das experiências Observadas e sensoriais. Tentam explicar como o mundo natural funciona.
A característica distintiva de teorias científicas é que elas são “passíveis de ser experimentalmente testadas”. Quanto maior o número de testes rigorosos, maior o seu grau de confirmação da teoria e mais razoável é a sua aceitação. Porém, confirmar não é o mesmo que provar lógica ou matematicamente. Nenhuma teoria científica pode ser provada com absoluta certeza. Mesmo se uma teoria passar por muitos testes rigorosos é sempre possível que falhe no próximo.
Por exemplo, a teoria da relatividade especial de Einstein é aceita como “correta” no sentido de que sua inclusão necessária nos cálculos leva a uma concordância excelente com as experiências. Isso não significa que a teoria seja infalivelmente certa. Optar por uma teoria não significa crer numa verdade absoluta. Se eu afirmo que