Obtenção da Acetanilida
Obter a acetanilida produzida em ensaio de laboratório, através de uma reação entre anilina e anidrido acético, em meio ácido.
2. METODOLOGIA
A preparação da acetanilida ocorre através da reação entre a anilina e anidrido acético, na presença de uma solução tampão de ácido acético/acetato. Como a reação é dependente do pH, este tampão fornece o pH ótimo para que a reação ocorra com maior velocidade e rendimento.
A acetanilida sintetizada é solúvel em água quente, mas pouco solúvel em água fria. Utilizando-se estes dados de solubilidade, pode-se recristalizar o produto, dissolvendo-o na menor quantidade possível de água quente e deixando resfriar a solução lentamente para a obtenção dos cristais, que são pouco solúveis em água fria.
As impurezas que permanecem insolúveis durante a dissolução inicial do composto são removidas por filtração a quente, usando papel de filtro pregueado, para aumentar a velocidade de filtração. Para remoção de impurezas no soluto pode-se usar o carvão ativo, que atua adsorvendo as impurezas coloridas e retendo a matéria resinosa e finamente dividida.
O ponto de fusão é utilizado para identificação do composto e como um critério de pureza. Compostos sólidos com faixas de pontos de fusão pequenas (< 2oC) são considerados puros.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1. SÍNTESE DA ACETANILIDA Em um béquer de 250 mL, na capela, prepare uma suspensão de 5,3 g de acetato de sódio anidro em 20 mL de ácido acético glacial. Adicione, agitando constantemente, 20 mL de anilina. Em seguida adicione 20 mL de anidrido acético, em pequenas porções.
Terminada a reação, despeje a mistura reacional, com agitação, em 500 mL de água fria. A acetanilida separa-se em palhetas cristalinas incolores. Resfrie a mistura em banho de gelo, filtre os cristais usando um funil de Buchner e lave com água gelada.
3.2. RECRISTALIZAÇÃO
Aqueça 500 mL de mistura contendo 10 mL de metanol e água destilada. Em outro recipiente coloque a