obtenção da acetanilida
1) INTRODUÇÃO
Em meados de 1886, na pesquisa de substâncias que combatessem a dor e a febre, a acetanilida foi utilizada, mas demonstrou ser pouco efetiva como antitérmico e analgésico, além de ser ligeiramente tóxica. Atualmente a acetanilida é um dos intermediários para a obtenção em escala industrial da sulfanilamida (utilizada como antibacteriano), Esquema 1.
Esquema 1: Rota de síntese utilizada para a obtenção de sulfanilamida
2) MATERIAIS E REAGENTES
Obtenção e elaboração: Pedras de porcelana, balão de 500 mL, anilina, anidrido acético, ácido acético glacial, manta aquecedora, bastão de vidro, papel filtro, funil de Buchner, estufa, espátula metálica, kitassato de 500 mL, béquer de 500 mL, pipetas de 10 mL, proveta de 5 mL, Pipetas de Pasteur, balança.
Purificação:
Erlenmeyer de 500 mL, água destilada, proveta de 50 mL, papel filtro, funil de Buchner, Kitassato de 1 L, trompa de vácuo, carvão ativo, manta aquecedora, vidro de relógio, pedras de porcelana.
Identificação:
Tubo capilar, placa cromatográfica, vidro de relógio, cubas cromatográficas, etanol, hexano, acetato de etila, cuba contendo iodo ressublimado, materiais necessários para a determinação da temperatura de fusão.
3) PARTE EXPERIMENTAL
PREPARAÇÃO DA ACETANILIDA: Em um balão de 500 mL contendo pedras de porcelana, adicione 10 mL (10,25 g) de anilina, 10 mL (10,75 g) de anidrido acético e 10 mL (10,5 g) de ácido acético glacial. Aqueça a mistura em manta aquecedora até ebulição lenta, por um período de 30 minutos.
ELABORAÇÃO DA ACETANILIDA:
Derrame o líquido aquecido, de maneira lenta e contínua, em um béquer de 500 mL contendo 250 mL de água gelada, agitando sempre com bastão de vidro. Quando esfriar, filtre o produto impuro a vácuo, em um kitassato acoplado ao funil de Buchner com o papel filtro, e lave o sólido com um pouco de água gelada e deixe escorrer bem. Em seguida, tare um