Teorias de aprendizagem
Teorias de Aprendizagem
Fernando Luiz Conceição Alves
Gama, 27 de fevereiro de 2013
Primeiras pesquisas sobre aprendizagem Diversos pesquisadores ao longo do tempo em épocas, situações e locais diferentes tentaram explicar como os indivíduos aprendiam, fizeram vários experimentos e cada um procurou sobre o seu ponto de vista e através dos resultados obtidos explicar como ocorria a aprendizagem. As primeiras tentativas de se explicar como se dá a aprendizagem, teve início na Rússia com Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936), um cientista que em seus experimentos utilizava como cobaias cães.Pavlov propôs o condicionamento clássico, conhecido como condicionamento de Pavlov.Em seus experimentos com cães a ideia era de que depois de um certo número de ensaios com estímulos, o cão fizesse algo que não fazia antes, com isso ele teria aprendido alguma coisa.
A espécie animal responde aos estímulos do ambiente de forma incondicionada, é possível condicionar a resposta a partir de estímulos neutros modificando o comportamento incondicionado; os estímulos neutros passam a ser estímulos condicionados (Pavlov 1897).
No mesmo período outro pesquisador também se destacou pelos seus experimentos, Edward L. Thorndike (1874-1949), que trabalhava com gatos, postulou a Lei dos Efeitos.
Um ser vivo em resposta a uma consequência agradável tende a repetir o comportamento e faz exatamente o contrário quando recebe uma consequência desagradável (Thorndike, 1898)
Thorndike realizou suas experiências nos Estados Unidos e não teve nenhum contato com as descobertas e pesquisas realizadas por Pavlov, o seu interesse pela aprendizagem dos animais o levou a desenvolver um conjunto de caixas quebracabeça para descobrir como os gatos aprendiam a fugir do confinamento. Perspectiva de Skinner para aprendizagem As pesquisas realizadas por Thorndike e Pavlov produziram material de estudo para o