Classificação de madeiras
ENGENHARIA MECÂNICA
Índice
Índice 1 Introdução 2 O Que é a Madeira 3 Resinosas 5 Folhosas 6 Conclusão 8 Bibliografia 9
Introdução
O presente trabalho é sobre a classificação da madeira, mais concretamente de madeira resinosa e folhosa. É o objetivo deste trabalho adquirir conhecimentos e servir de base ao estudo sobre a classificação da madeira.
Está organizado em três partes. Na parte um, será abordado o que é a madeira. Na parte dois optámos por abordar a madeira resinosa. E na parte três abordamos a madeira folhosa.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
O Que é a Madeira
A madeira é um material de origem biológica, formado por uma matéria heterogénea e anisotrópica elaborada por um organismo vivo, que é a árvore.
A madeira é constituída pelas paredes rijas e resistentes das células mortas do lenho. Embora se possa aproveitar a madeira resultante das desramas, a maioria do material lenhoso utilizado provém do troco da árvore. Além de constituir o suporte do organismo vegetal durante a vida da árvore, o tronco desempenha a condução das matérias necessárias ao processo de fotossíntese (seiva bruta) e o armazenamento de substâncias elaboradas e de água, durante os períodos de menor atividade fisiológica ou mesmo de repouso.
Figura 1 - Esquema da constituição do tronco
A madeira (ou lenho) é consequentemente constituída por pequenos elementos celulares, com direção predominante longitudinal, diferente segundo as funções que desempenham. O seu conjunto e arranjo (estrutura anatómica) são característicos espécie florestal, embora variem também, em certa medida, com a idade e as condições de crescimento(solo, clima, altitude, exploração florestal, queimadas, etc.).
Resinosas e Folhosas
As células do lenho diferenciam-se entretanto em elementos celulares com funções fisiológicas diferentes (condução de seiva, suporte estrutural, armazenamento, etc.), sendo que essa especialização é