Uso da madeira na construção civil
Uso na Construção Civil
Resumo
O setor da construção é responsável por uma grande parcela da poluição no nosso planeta, logo é fundamental haver mais cuidado não só na fase de construção do edificado, mas também em todo o seu ciclo de vida. Um maior uso da madeira na construção, associado a uma gestão mais sustentável da floresta, pode contribuir significativamente para a inversão do atual processo de degradação acelerada dos recursos naturais da Terra. É, assim, no tema de sustentabilidade da construção que se insere o objeto do presente trabalho. Mais especificamente, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o papel da madeira na sustentabilidade da construção.
Introdução
O Brasil é reconhecido mundialmente pela riqueza da biodiversidade de suas florestas e, no entanto, boa parte dos consumidores de madeiras dessas florestas pouco ou nenhum conhecimento tem a respeito da origem deste insumo e do tipo de pressão que o uso intensivo e constante prejudica o Meio Ambiente. O aspecto, no entanto, que distingue a madeira dos demais materiais é a possibilidade de produção sustentada nas florestas nativas e plantadas e nas modernas técnicas silviculturais empregadas nos reflorestamentos, que permitem alterar a qualidade da matéria-prima de acordo com o uso final desejado. Na construção civil, a madeira é utilizada de diversas formas em usos temporários, como: fôrmas para concreto,andaimes e escoramentos. De forma definitiva, é utilizada nas estruturas de cobertura, nas esquadrias (portas e janelas), nos forros e pisos.
➢ Vantagem A madeira possui diversas propriedades que a tornam muito atraente frente a outros materiais. Dentre essas, são, o baixo consumo de energia para seu processamento, a alta resistência específica, as boas características de isolamento térmico e elétrico, além de ser um material muito fácil de ser trabalhado manualmente ou por máquinas.