Uso sustentável da madeira na Construção Civil
Entre 43% e 80% da produção madeireira da região amazônica é ILEGAL, advinda de áreas desmatadas ou exploradas de forma predatória e insustentável.
75% => mercado interno
Grande parte das empresas que usam madeira da região amazônica estão involuntariamente utilizando madeira de origem ilegal ou predatória.
Exploração extrativista sem planos de manejo => retirada de grandes volumes de apenas alguma espécies => floresta não consegue se recompor naturalmente na mesma velocidade.
O desmatamento deve ser autorizado (autorização de desmate) por um órgão ambiental estadual ou pelo IBAMA. Somente pode ocorrer se for destinada ao uso sustentável.
Reserva Legal => Área no interior de uma propriedade necessária ao uso sustentável dos recursos naturais. (deve permanecer com uma % de cobertura vegetal original)
Transporte da madeira => É necessário o DOF (Documento de Origem Florestal), emitido pelo IBAMA. Esse documento atesta ser a madeira de origem legal.
Manejo Florestal => Aproveitamento das florestas naturais ou plantadas. Princípio de sustentabilidade, permitindo a recomposição da floresta.
Recomendações para sua obra: - Evitar excesso de cortes e emendas. Procure adequar o projeto às peças com medidas de mercado, evitando desperdícios.
- Adquirir madeira somente de empresas que possam comprovar a origem da mesma (DOF) ou comprovada através de Certificação Florestal (ferramenta que atesta que uma determinada empresa maneja suas florestas de acordo com padrões pré-definidos, EXEMPLO FSC ).
- FSC => Conselho de Manejo Florestal - é uma instituição internacional, sem fins