ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ENGENHARIA CIVIL
METODOLOGIA CIENTÍFICA
LAGES
2015
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalho apresentado ao Professor Gilberto de Sá da disciplina de Metodologia Científica do 3º Semestre do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense.
LAGES
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL 2
Certificadoras 2.1
Selos 2.2 Produtos de Madeira Sustentável 2.3
CONCLUSÃO 3
REFERENCIAS 4
1 INTRODUÇÃO
Alternativas sustentáveis de uso da madeira são problemáticas vivenciadas diariamente pelas pessoas que trabalham com a construção civil, visto que desde os pequenos prédios até os grandes arranha-céus necessitam dos mais diversos tipos de madeira.
Desta forma a autora alemão Rosanne Teixeira de Araújo, criou um artigo científico de grande importância para os engenheiros civis, pois aborda o tema “Alternativas sustentáveis de uso da madeira na construção civil”, priorizando o uso destas, os selos de certificação e os produtos feitos do material tema do artigo.
O artigo foi escolhido por se tratar de um tema encontrado frequentemente, e por se tratar de um autor de renome, que é Master em Arquitetura, com larga experiência na construção civil.
2 ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE USO DE MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Independentemente do nosso conhecimento e cuidado com o meio ambiente, as substituições dos cortes de árvores por produtos não renováveis e não biodegradáveis nem sempre trazem benefícios, agravando um maior desgaste a vida ambiental. (Araújo, 2012). Por exemplo, Optar pelo uso de alumínio, plástico ou outros derivados do petróleo, é um grande engano, pois estes produtos não são renováveis e nem biodegradáveis.
Se existe equilíbrio no cumprimento dos procedimentos exploratórios atuais com a legislação, se há sustentabilidade nas formas de exploração dos recursos naturais, mais especificamente a