SUSTENTABILIDADE
A caracterização de sustentabilidade de uma construção vem do processo pelo qual esta foi projetada, nas técnicas usadas e materiais em relação a construção e ao lugar. Uma arquitetura sustentável deve, fundamentalmente, levar em conta o espaço na qual será construída. Os aspectos naturais são de extrema importância para se projetar com estes fins. As condições geográficas, meteorológicas, topográficas, aliadas as questões sociais, econômicas e culturais do lugar e materiais empregados é quem definirão o quanto sustentável a construção será. De todas as atividades praticadas pelo ser humano, a construção civil é uma das que mais impacto tem no meio ambiente. Felizmente, construções ecologicamente corretas são cada vez mais comuns. Com o assunto sustentabilidade em alta, quase todos os setores da construção existem materiais que podem ser utilizados nas construções sustentáveis, como por exemplo: Madeiras alternativas, solo cimento( tijolo moldado), Pisos drenáveis, materiais estes que tornam a construção sustentável.
2 – SOLO CIMENTO
Solo cimento é uma mistura composta por terra, cimento e água.
É utilizada na construção de casas populares. A terra ideal para a mistura deve ser arenosa contendo entre 70% a 80% de areia.
Solo-cimento é o material obtido pela mistura de solo, cimento e água. O tijolo deste material é feito pela prensa, manual ou automatizada, dessa mistura. Após a prensa ele passa pela cura e secagem, não sendo necessária sua queima.
O tijolo de solo-cimento também é conhecido como tijolo modular ou ecológico. Ecológico pela expressiva redução do consumo de energia, já que não é necessária a queima do tijolo.
Além disso, esse sistema de fabricação é muitas vezes viabilizado para programas habitacionais ou mutirões, como por administração direta. Fato que demonstra a transferência de tecnologia pela fácil assimilação dos operários, dos equipamentos e